Saturday, September 26, 2009

Ser Flamengo

Aos meus amigos fantasminhas, um texto sobre a minha paixão clubística....

Ser Flamengo não é para qualquer ser humano. Ser Flamengo é buscar no peito e na raça uma vitória. É não aceitar que os onze guerreiros que estão em campo deixem de lutar até os últimos minutos pela vitória. É gritar no templo do futebol mundial o santo nome. É parar a Cidade Maravilhosa e cobrí-la de vermelho e preto. É a união das elites com as camadas mais pobres da população. É unir árabes, judeus, cristãos, budistas e ateus em um só tom: FLA-MEN-GO!

É reforçar a tese de Nelson Rodrigues de que o uniforme rubro-negro tem o poder de jogar sozinho e no ritmo da torcida mais alucinada do planeta. É sofrer com os problemas e se alegrar com a beleza do futebol. É cantar e hipnotizar os olhos da multidão rival. É mostrar que a festa que todos gostariam de participar, é feita pela aurora do vermelho e preto. É saber que no ano de 81, 11 guerreiros levaram a taça mais importante do continente na base da técnica e quando necessário, na base da raça e na vontade de alegrar 35 milhões de seguidores.

Ser Flamengo é chegar na final do mundial e enfrentar os queridinhos da Europa e que nos olhavam como um patinho feio. Ser Flamengo é ser tão belo quanto o Cisne e encarar como deuses em um jogo que todos diziam que seria vencido pelo melhor time europeu da época. Ganhamos e colorimos as cores da raça o mundo! Ali, nós mostramos a força do espirito mesclado de raças, credo e classes sociais. Uma união que faz do Flamengo, um clube único, um clube de tradição e de torcida única.

Ser Flamengo requer coragem e sabedoria. Coragem na hora das derrotas e sabedoria na hora das vitórias. Ser Flamengo é sofrer com a última posição e ao final do campeonato chegar entre os primeiros. Ser Flamengo é ter o time e a torcida jogando jntos. Ser Flamengo não é uma escolha, é o caminho traçado por um destino reservado aos filhos da raça.

Queriam os deuses do Futebol, que um clube com tradições nauticas, se torna-se um Clube de Futebol para assim ser o único a conquistar o mar, o céu e a terra. Somos destinados a sofrer, mas também destinados a vencer. Somos diferentes. Só entende o que é ser Flamengo, quem teve o destino traçado pela aurora preta e vermelha. Só o rubro-negro sabe que para vencer há que perder, e que nas derrotas aprendemos o que precisamos para vencer. Somente os seguidores dessa bastilha expugnável sabem, que para vencer é preciso ter antes de mais nada, técnica e raça, RAÇA acima de tudo!

Sou Flamengo e jamais deixarei de ser. Sem o Flamengo no mundo eu teria um enorme desgosto. E sabemos que o seremos até a morte. Não, até a morte não. Até a eternidade!

Sou Flamengo, há de entender somente quem o é.

Acima de tudo, RUBRO-NEGRO!

SRN

1 comment: